EDITAL DO CONCURSO DE QUILTS

EDITAL 001/2023

FLORIPA QUILT – Festival de Patchwork – Arte Têxtil

REGULAMENTO DO CONCURSO DE QUILTS 2024

1.  OBJETIVO:

O presente edital tem o objetivo de apresentar e fornecer subsídios para a inscrição, participação e premiação no Concurso Têxtil do Floripa Quilt, que terá sua fase final nos dias 29 e 30 de abril de 2024, conforme cronograma (ITEM 9).

2.  SOBRE O FLORIPA QUILT:

Tendo como premissa a divulgação da arte têxtil, o festival Floripa Quilt busca ofertar ao seu público o que de melhor e mais moderno existe atualmente no circuito, seja em materiais, produtos prontos e maquinário, sem esquecer as belíssimas obras de artes têxteis apresentadas ao público através de suas exposições e mostras. Outrossim, no intuito de fazer florescer em cada admirador o gosto pelo criar e confeccionar a sua própria obra, pois todos somos capazes, nos contempla com o seu Concurso de Quilts. E para atingir mais artistas interessados em participar do Concurso, optamos por fazer as inscrições online e gratuitas em uma primeira etapa (classificatória) e, caso a obra alcance os requisitos necessários à etapa final, será cobrada uma taxa para a continuidade na participação.

Em 2024 o evento será realizado de 1 a 4 de maio no SESC, localizado na Estrada Haroldo Soares Glavan, n˚ 1670, Cacupé, Florianópolis/SC.

Como premiação, teremos valores em espécie aos primeiros colocados de cada categoria, como forma de estimular uma maior participação popular.

3.  DAS CATEGORIAS E MEDIDAS:

3.1 – Nesta edição, o concurso de quilts será dividido em 3 categorias:

a) Quilt Tradicional – Composto por 3 camadas (topo, manta e forro), onde as 3 são quiltadas, seja à mão e/ou à máquina, e o quilting seja visível tanto na frente quanto no verso, trazendo motivos tradicionais, podendo agregar composições modernas e/ou inovativas. Os painéis podem ter formatos variados, desde que respeitem o tamanho mínimo de 60 cm (altura ou largura) e máximo de 150 cm (altura ou largura).

b) Quilt Artístico – Composto por no mínimo 3 camadas (topo, manta e forro), onde as 3 são quiltadas, seja à mão e/ou à máquina, e o quilting seja visível tanto na frente quanto no verso, trazendo os mais variados motivos, de figurativo a abstrato. Os painéis podem ter formatos variados, desde que respeitem o tamanho mínimo de 60 cm (altura ou largura) e máximo de 150 cm (altura ou largura).

c) Pequeno Quilt – Composto por 3 camadas (topo, manta e forro), onde as 3 são quiltadas, seja à mão e/ou à máquina, e o quilting seja visível tanto na frente quanto no verso. Os painéis podem ter formatos variados, desde que respeitem o tamanho máximo de 45 cm x 45 cm (altura x largura).

4.  DA PARTICIPAÇÃO:

4.1 – Quem pode participar:

a) Qualquer pessoa maior de idade (18 anos), residente em território nacional, que não se enquadre no item 4.2;

b) Caso seja residente fora do território nacional, poderá participar desde que: seja maior de 18 anos e entregue a peça ou peças à organização do evento pessoalmente ou através de um preposto e, a autora também não se enquadre no item 4.2;

4.2 – Quem NÃO pode participar:

a) Membros da Comissão Julgadora.

b) Pessoas que possuam relações de parentesco com membros da Comissão Julgadora e da Comissão Organizadora do Evento até o 3º grau.

5 – DO CADASTRO E DA INSCRIÇÃO:

5.1 – O candidato deverá apresentar junto ao formulário da inscrição:

a) Cópia do RG, CNH ou outro documento oficial com foto (digitalizado, pode ser fotografado ou escaneado);

b) Cópia do CPF (digitalizado, pode ser fotografado ou escaneado);

c) Currículo resumido (se houver), imagem do(s) autor(es), ficha técnica e breve texto sobre a obra.

d) Imagens da obra, conforme descrição abaixo: Número máximo de imagens: 4 (quatro)

  • Imagem em formato digital (.JPG ou .TIFF), com resolução de 300 dpi, e lado maior da imagem de 15cm ou 1772 pixels, e no máximo 4 Mb sendo que:
  • Uma das imagens deverá impreterivelmente ser do trabalho inteiro, onde todas as bordas do trabalho estejam visíveis e o fundo neutro, que não cause interferência na visualização do trabalho. Nomenclatura para remessa do arquivo de imagem: (nomedotrabalho.extensãodoarquivo)*** após fotografado, o trabalho não deve ser alterado***
  • As outras imagens (até 3 imagens) de detalhes que melhor representem o trabalho. Nomenclatura para remessa dos arquivos de imagens: imagem 1 (nomedotrabalho.detalhe1.extensão do arquivo), imagem 2 (nomedotrabalho.detalhe2.extensãodoarquivo) e imagem 3 (nomedotrabalho.detalhe3.extensãodoarquivo).

5.2 – O candidato define na ficha de inscrição, em qual categoria deseja inserir seu trabalho, porém cabe à comissão julgadora acatar ou alterar a categoria.

5.3 – Apenas serão aceitas inscrições de obras inéditas no Floripa Quilt.

5.4 – Não serão aceitas inscrições de trabalhos feitos em aulas ou que utilizem kits vendidos comercialmente, pois um dos principais critérios é originalidade. Neste caso, o trabalho será automaticamente desclassificado.

5.5 – Os candidatos poderão inscrever mais de uma obra por categoria, e para cada trabalho inscrito, deverá ser preenchido um novo formulário de inscrição.

5.6 – As obras poderão ser INDIVIDUAIS ou COLETIVAS, assim classificados em função do número de pessoas que efetivamente confeccionaram o trabalho. A participação de uma pessoa, por SERVIÇO CONTRATADO OU COLABORATIVO, a torna CO-AUTORA; quer seja costurando, bordando, aplicando, pintando, colocando embelezamentos, acabamentos ou QUILTANDO a peça.

6 – DO PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo será feito em duas etapas:

6.1 – Etapa 1 – Cadastro, inscrição e envio de documentos e imagens.  A primeira etapa se dará por inscrição através do formulário on-line e é gratuita. O período de inscrição tem início em 01/10/2023 e seu término dia 25/02/2024.

AS OBRAS SERÃO AVALIADAS DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DEFINIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA: originalidade; conceito da peça; proposta do artista; qualidade na execução da obra; qualidade do suporte/material; conformidade das obras com as limitações físicas e técnicas estabelecidas neste regulamento, de acordo com cada categoria.

6.2 – Etapa 2 – As obras classificadas para a etapa 2, serão submetidos à avaliação presencial. Os candidatos selecionados serão notificados, e deverão, se estiverem de acordo com as regras estabelecidas neste edital, enviar seus trabalhos para a avaliação presencial:

a) As obras deverão ser enviadas tal qual a imagem enviada na inscrição online, sem alterações, juntamente com o comprovante de depósito do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por obra selecionada.

b) O endereço para o envio das obras, bem como os dados bancários, serão informados quando da divulgação dos selecionados da ETAPA 1.

c) A seleção do trabalho na etapa 1 não significa que o trabalho será apresentado na mostra. À comissão julgadora caberá avaliar e decidir pela sua participação.

d) O trabalho terá a sua desclassificação automática, caso seja comprovada irregularidades no processo de inscrição. Nesse caso, o valor da inscrição não será devolvido. Por isso é importante que as imagens apresentadas na  etapa 1 sejam fiéis, e o trabalho não seja alterado após o envio das mesmas.

e) As obras deverão estar em perfeito estado: limpas, sem manchas, odores ou pelos de animais e etc;

f) Cada obra deverá ter uma manga costurada no verso, conforme instruções no vídeo:  https://youtu.be/PcckeTgaiL8

g) Cada obra deverá ter uma etiqueta costurada num dos cantos do forro contendo as seguintes informações:

  • Título do trabalho (escrito com letras maiores para destacar)
  • Nome do(s) autor(es)
  • Endereço completo e telefone do autor que inscreveu a obra
  • Ano de conclusão da peça

IMPORTANTE: Esta etiqueta deverá estar coberta, por um tecido e alfinetes de segurança deixando somente o título da peça aparecendo;

ATENÇÃO: cuidado para que o alfinete não apareça no tampo obra.

h) Acondicionar o trabalho em um saco de tecido identificado com o título da peça e anexar o comprovante de pagamento da taxa;

7- DAS RESPONSABILIDADES:

7.1- Dos selecionados

Ao enviar o trabalho para a etapa 2 da seleção, o candidato automaticamente aceita os seguintes termos:

a) Os autores das obras inscritas cedem para a organização do evento o direito de “USO DE IMAGEM” das mesmas, por prazo indeterminado, para divulgação. No caso de uso, o festival compromete-se sempre a citar o título da peça bem como de seu(s) autor(es).

b) O(s) autor(es) comprometem-se a retirar suas obras somente após o término da exposição, no dia 04/05/2024, a partir das 19 horas. Apenas o autor responsável ou pessoa por ele autorizada (por escrito), poderá fazer essa retirada, e deverá procurar a secretaria do evento para identificação e recebimento do trabalho.

c) As obras não retirados serão devolvidos por correio em até 50 dias após o término do festival, e as despesas serão de responsabilidade de quem inscreveu a peça.

d) O festival não fará seguro para as obras, cabendo a cada autor, se achar necessário, contratá-lo.

7.2 – Da organização do Festival Floripa Quilt

a) Os autores das obras receberão as fichas de avaliação das juradas, de acordo com a categoria em que participaram.

b) A montagem e desmontagem da exposição é de responsabilidade da organização do evento.

c) Caso não hajam inscrições suficientes em determinada categoria, a organização poderá optar pela suspensão da mesma.

d) A comissão julgadora (júri técnico) será composta por 3 pessoas qualificadas ao que se refere a Arte Têxtil, Patchwork e Quilting, e a escolha da comissão julgadora (júri técnico) é de responsabilidade exclusiva da organização do Festival.

e) Os autores das peças selecionadas ao término do julgamento da segunda etapa serão notificados por e-mail ou mensagem de WhatsApp, além da divulgação no site e redes sociais do festival.

8- DA PREMIAÇÃO:

8.1 – A Comissão Julgadora (júri técnico) definirá o 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria, o “Melhor Uso da Cor”, o “Melhor Quiltado à Máquina”, o “Melhor Quiltado à Mão”, o “Melhor Uso de Técnicas e Materiais Diferenciados” e a “Melhor Obra da Exposição”. Individualmente, cada membro da Comissão concederá uma “Menção Honrosa”.

8.2 – Todos os autores, sejam com inscrição individual ou como coletivo, que forem selecionados na ETAPA 2, receberão certificado de participação.

8.3 – As obras premiados pelo júri técnico receberão ROSETAS com a indicação do prêmio (a roseta pertence a obra, e apenas uma será concedida, independente do número de autores).

8.4 – Os 2º e 3˚lugares, pelo júri técnico, de cada categoria receberão um presente oferecido pelos parceiros do Concurso.

8.5 – Os 1º lugares, pelo júri técnico, de cada categoria receberão prêmio em espécie no valor de R$1.000,00 (hum mil reais).

8.6 – A “Melhor Obra da Exposição”, pelo júri técnico, , receberá prêmio em espécie no valor de R$3.000,00 (três mil reais).

8.7 – A Cerimônia de Premiação será dia 01 de maio de 2024 (quarta-feira), às 17 horas, no SESC. Caso o(s) autor(es) estejam presentes, receberão suas premiações no momento da solenidade.

8.8 – Concomitantemente à Exposição, de 01 a 04 de maio, das 10 às 18 horas, o público poderá votar na sua obra preferida. Ao final do Festival será feita a apuração da “Melhor Obra da Exposição Pela Opinião do Público” e a mesma receberá pós evento, um presente oferecido pelos parceiros do Concurso.

9.  CRONOGRAMA:

9.1 – ETAPA 1:

9.1.1 – 01/10/2023 ATÉ AS 24 HORAS DE 25/02/2024 – ENVIO DOS FORMULÁRIOS DE INSCRIÇÕES;

9.1.2 – 01/10/2023 ATÉ 20/02/2024 – ESCLARECIMENTOS AO PÚBLICO PARTICIPANTE SOBRE DÚVIDAS AO PRESENTE EDITAL, ATRAVÉS DO E-MAIL: FQCONCURSO@GMAIL.COM ;

9.1.3 – 10/03/2024 – DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS À PRÓXIMA FASE;

9.2 – ETAPA 2:

9.2.1 – 11/03/2024 ATÉ 12/04/2024 – ENVIO DAS OBRAS SELECIONADOS NA ETAPA 1 À COMISSÃO ORGANIZADORA.

9.2.2 – 29 e 30/04/2024 – AVALIAÇÃO PRESENCIAL DA OBRAS E POSTERIOR DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO TÊXTIL AOS AUTORES PREMIADOS VIA WHATSAPP;

9.2.3 – 01/05/2024 ÀS 17 HORAS – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO;

9.3.3 – 04/05/2024 A PARTIR DAS 19 HORAS – RETIRADA DAS OBRAS POR SEUS AUTORES.

10.  DISPOSIÇÕES FINAIS:

A Comissão Julgadora tem autoridade para classificar, assim como para desclassificar qualquer trabalho, bem como anular premiações em caso de denúncia e comprovação de plágio ou qualquer outra questão relativa a este regulamento. Em casos aqui não previstos, caberá à Comissão Organizadora definir a resolução do problema.

A Comissão Organizadora disponibiliza um canal para dúvidas, fqconcurso@gmail.com , onde o autor poderá esclarecer qualquer ponto que não esteja claro neste edital. Somente por esse canal serão dirimidas as dúvidas que se apresentarem.

Florianópolis/SC, 01 de outubro de 2023.

Janaína Machado Cordeiro

Organizadora